Dell | Créu

Um pouco atrasado, eu sei. Mas não podia deixar de registrar a campanha da Dell com a “dança do créu”. Vou reproduzir, com os devidos direitos, o que falou o Leonardo, do blog Socializando Mídias, que escreveu o seguinte:

Os primeiros comentários que eu ouvi foram negativos. Os segundos foram de pseudo-defensores da cultura popular. Mas eu, sinceramente, achei genial. Os caras pegaram um elemento que todo mundo conhece, a música “Dança do Créu”. Você pode não gostar, mas conhece. Eles pegaram esse elemento conhecido e que carrega uma dose de humor e fizeram um filme usando esse elemento. Sem tentar fazer uma coisa sisuda, ou uma “homenagem à cultura popular”.

Bom, o que isso tem a ver com mídias sociais? O vídeo teve chamadas na home da Wired e na home do Youtube. E qual a assinatura do vídeo? O twitter da Dell no Brasil.  Depois desse post defendendo o filme eu tenho certeza de que vou perder as 45 pessoas que já leram esse blogue, incluindo a minha namorada. Mas a verdade é que propaganda não deve refletir o gosto de uma parcela determinada da população. Eu DETESTO música eletrônica, então eu teria direito de dar xiliquinho se ao invés do créu o filme usasse um psy trance sofisticado e fizesse um filminho conceitual?

O que acontece é que muita gente não conseguiu separar uma sátira de uma tentativa idiota de se aproximar das classes mais baixas, o que não foi o caso. A edição deixa claro que é uma brincadeira, como se a música já não fosse o suficiente para percebermos isso. Mas independente de eu ter gostado e vocês não, uma coisa temos que concordar: eles conseguiram o que queriam, que era viralizar o endereço do twitter, assim como o vídeo. De uma maneira ou de outra, deu certo. No dia 23 de março, o twitter da Dell no Brasil tinha 221 seguidores. Hoje tem exatos 2.521 Menos de trinta dias. Confiram aqui. Deu certo ou não deu? E quase todos os blogue de propaganda ou tecnologia falaram disso e é provável que algumas publicações impressas também falem . Você não gosta da Dança do Créu? Nem eu. Mas deu certo, não deu? Também não gosto de Roberto Carlos e não reclamo dos comerciais com trilha dele, e não são poucos…”

Pois bem, vejam e tirem suas própria conclusões. Concordo com o Leonardo em quase tudo. Viralizar é bom, mas devemos ter cuidado com o caminho que a coisa toma…

1 comentário

  1. Hmagalhaes · julho 25, 2009

    Dell fez Créu com a minha mãe, isso sim! Fiz um blog pra por mostrar tudo que tá acontecendo com detalhes http://tinyurl.com/dellfazcreu

Deixe uma resposta

