Mercado: Nintendo Wii

Em Dezembro de 2005 a Nintendo, fabricante japonesa de videogames, voltava ao cenário dos grandes gamers ao anunciar o Nintendo Revolution. Esse era o nome oficial do console, anunciado na feira anual de jogos E3 de 2005 e lançado no mercado no final de 2006. Antes do anúncio do nome oficial do console, no dia 27 de abril de 2006, era assim que o Nintendo Wii era conhecido.

A grande característica do console é seu controlador sem fios, o Wii Remote, dotado de um acelerômetro capaz de detectar movimentos em três dimensões. Outra característica do console é o WiiConnect24, que permite receber mensagens e atualizações através da internet durante o modo stand-by.

Em 2007, foi anunciado que o Wii conduziu a Nintendo de volta à condição de líder no mercado de videogames da atual geração, posição que a empresa havia deixado de ocupar há 17 anos. Para se ter idéia de como o mercado de games se encontra hoje, o Nintendo DS, portátil da mesma empresa, apresentou a melhor venda de sua história em dezembro, atingindo 3 milhões de unidades. O Wii vendeu 2,2 milhões de consoles. Em terceiro lugar ficou o Xbox 360, que vendeu 1,4 milhões, 14% acima dos números de dezembro de 2007. O crescimento é atribuído ao serviço online Xbox Live, segundo a Microsoft. O PlayStation 3 vendeu 726 mil unidades, 9% a menos que no mesmo mês do ano anterior e o PlayStation 2 vendeu 410 mil.

Alguns estarão se perguntando o porque deste post depois de quase 4 anos de lançamento do console. Pois bem, aí vão os fatos. Não existe Nintendo Wii no mercado canadense, principalmente o de Toronto, seu maior mercado, desde o natal. No país, o console é vendido por $209.00 (Dolares Canadenses) enquanto no Brasil o mesmo console é vendido por R$ 999,00.

Esse panorama revela que, de fato, o console japonês é um sucesso, porém, pode revelar uma falha tremenda da Nintendo com o mercado. É fato que as estratégias de marketing afirmam que não se pode faltar produto na prateleira, e é isso o que vem acontecendo aqui no Canadá.

Portanto, uma falha tremenda em termos de oferta, e ao mesmo tempo um sucesso de execução em termos de estratégia de marketing. De fato, o Wii coexiste facilmente com outro console, mas se destaca no quesito sociabilidade e jogabilidade, além de ser mais barato e menor do que seus outros dois concorrentes diretos: PS3 e Xbox360. Espero que, brevemente, a marca japonesa resolva tal problema, pois eu também estou na fila pelo Wii. No mais, aos que já garantiram o console, aproveitem, pois de fato é um console genial, e que, apesar de dever um pouco nos gráficos, compensa na jogabilidade.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s